terça-feira, 30 de junho de 2020

Dica: Está alguém a aceder à sua conta do Gmail? A Google mostra quem por lá anda


Sendo um dos serviços de email mais usados na Internet, o Gmail é também um dos mais atacados por todos os que querem roubar contas de utilizadores. A Google trata normalmente deste problema, mas nem sempre os acessos são controlados.

Com os acessos a serem feitos de muitas formas, nem sempre pelo browser ou apps, torna-se difícil ao utilizador detetar se alguém está a aceder à sua conta. Para ajudar, a Google tem esta informação bem visível, se bem que nem todos saibam onde. Assim, saiba como ver se está alguém a aceder à sua conta do Gmail.

Está alguém a aceder à conta do Gmail?

Gerir e controlar os acessos à conta do Gmail é um processo simples. Infelizmente nem sempre o conseguimos fazer, porque configuramos esta conta em vários dispositivos e acedemos por várias plataformas. No meio de tanto acesso, pode ser complicado detetar acessos indevidos.

A Google controla e monitoriza estes acessos, alertando os utilizadores em caso de problemas. É uma situação ativa e que normalmente é bastante eficiente. No entanto, para facilitar, podem saber onde e como está a ser feito o acesso.


Google dá a informação que precisa saber

Acedendo ao Gmail pela sua interface web, existe informação útil e importante que podem consultar. No final, em baixo e à direita, encontram a opção Detalhes. Aqui é também mostrada informação referente à última atividade e também aos locais onde a conta está a ser usada.

Ao escolherem a opção Detalhes é aberta uma nova janela onde estão presentes os locais onde a conta está a ser usada. Na forma de uma tabela, é mostrado o tipo de acesso, a localização e o IP, e a data e hora do último acesso.


Acesso indevido é rapidamente detetado

Sempre que possível, podem ser vistos detalhes de cada um desses acessos. Aqui podem ver dados da app ou do browser que está a aceder ao Gmail. Pode ainda ser consultada a página Verificação de segurança.

É desta forma simples que podem controlar quem está a aceder à conta Gmail, antevendo problemas e protegendo-se. A Google agradece esta monitorização, uma vez que é mais próxima do utilizador e mais realista.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...