sexta-feira, 26 de junho de 2020

Novo planeta do tamanho de Neptuno encontrado em sistema solar incomum


A descoberta ajudará a estudar a formação do planeta e sua interacção com as estrelas, dizem os cientistas.

Os dados captados pelos telescópios espaciais TESS e Spitzer da NASA permitiram aos cientistas detectar um planeta que orbita a estrela próxima AU Microscopii (ou AU Mic) e faz parte de um sistema solar excepcional entre todos os conhecidos. Os resultados do estudo, liderados por Peter Plavchan, da Universidade George Mason (EUA), foram publicados esta quarta-feira na revista Nature .

Chamado de Neptuno em tamanho pelo nome AU Mic, igual em tamanho, orbita uma estrela jovem do tipo M, ou anã vermelha, cercada por um enorme disco de detritos com aglomerados de poeira em movimento. "Não existe outro sistema conhecido que atenda a todos esses critérios únicos" , afirmou Bryson Cale, co-autor do estudo.

O AU Mic b completa uma volta em torno de sua estrela em apenas 8,5 dias, enquanto os planetas Beta Pictoris bec, da mesma constelação do Microscópio, têm um período orbital de 21 e 3,3 anos, respectivamente. Os cientistas acreditam que o AU Mic b estava anteriormente mais distante de sua estrela, mas a interacção gravitacional com o disco de gás ou outros planetas fez com que ele migrasse para mais perto .

Como o AU Mic, a estrela Beta Pictoris é cercada por um disco e tem a mesma idade, mas pertence ao tipo A de estrelas por ser maior e mais quente. Comparar seus sistemas solares ajudaria os pesquisadores a estudar como os planetas se formam, evoluem e migram.

A NASA apresentou um vídeo animado um modelo do sistema solar AU Mic, com 20 a 30 milhões de anos (150 vezes mais novo que o nosso Sol) a uma distância de 31,9 anos-luz do nosso planeta.


Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...