segunda-feira, 19 de julho de 2021

A China tem um plano para proteger a Terra de um “Armageddon” na vida real


Cientistas chineses trabalham num plano para proteger a Terra de um asteroide que se dirige para o planeta – e não envolve enviar Bruce Willis para o Espaço.

A colisão com um asteroide é muitas vezes apontada como uma possível causa para o fim da vida na Terra, mas a China tem um plano para nos salvar. O alvo é o asteroide Bennu, de 77,5 milhões de toneladas, que se prevê que passe a 7,5 milhões de quilómetros da órbita da Terra entre 2175 e 2199.

Apesar da probabilidade do Bennu colidir com a Terra ser de apenas 1 em 2700, o tamanho do asteroide tornaria uma possível colisão catastrófica, com uma energia cinética estimada de 1200 megatoneladas, cerca 80 mil vezes mais do que a bomba atómica de Hiroshima.

O plano foi explicado num estudo que vai ser publicado na edição de novembro da revista científica Icarius e envolve disparar em simultâneo, 23 foguetes de Longa Marcha-5, cada um com um peso de 900 toneladas, contra o asteroide. As previsões apontam para que isto desviasse o Bennu cerca de 9000 quilómetros da Terra.

“O impacto com um asteroide é uma grande ameaça para toda a vida na Terra. Desviar um asteróide numa trajetória de impacto é essencial para reduzir esta ameaça. O impactador cinético continua a ser o método de desvio mais viável. No entanto, devido às restrições na capacidade de lançamento, um impactador com uma massa limitada pode apenas mudar minimamente a velocidade de um asteróide”, pode ler-se no estudo.

Para melhorar a eficiência do desvio do impactador, os cientistas propõem criar um Assembled Kinetic Impactor (AKI), que “combine a nave espacial com o veículo de lançamento superior” e acrescentar propulsores de manobra aos foguetes.

A estratégia proposta pode ser mais eficaz em contraste com outros métodos, como bombardear os asteroides, que levaria a que pedaços menores entrassem na atmosfera da Terra na mesma, escreve o Interesting Engeneering.

De momento, não existe nenhum asteróide em rota de colisão com a Terra, mas é sempre tranquilizador saber que já há quem se preocupe em proteger o planeta contra possíveis ameaças futuras.

Fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...