sábado, 31 de julho de 2021

Astrónomos registam FOTO de exoplaneta gigante a 35 anos-luz da Terra

Estrela anã COCONUTS-2 (representada a azul) e exoplaneta 
COCONUTS-2b (representado a vermelho)

Um estudante do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai, nos EUA, com uma equipa internacional de astrónomos, descobriu um exoplaneta que, até agora, é o mais próximo da Terra já encontrado.

O corpo celeste recentemente encontrado está localizado a apenas 35 anos-luz e tem cerca de seis vezes a massa de Júpiter. Este exoplaneta tem 800 milhões de anos, pelo que pode ser considerado relativamente jovem.

O exoplaneta se chama COCONUTS-2b e orbita em redor de uma estrela anã com baixa massa, que foi baptizada de COCONUTS-2. O novo objecto descoberto tem uma natureza bastante particular, sendo um gigante gasoso, maciço e relativamente frio, com um período de órbita de cerca de 1,1 milhões de anos em volta de uma estrela que se encontra a uma grande distância dele.

"Com um planeta maciço numa órbita muito ampla e com uma estrela central muito fria, a COCONUTS-2 representa um sistema planetário muito diferente do nosso Sistema Solar", disse Zhoujian Zhang, autor principal do novo estudo, publicado na revista The Astrophysical Journal Letters.

O exoplaneta COCONUTS-2b é bastante frio para um gigante gasoso, mas consegue também atingir temperaturas de aproximadamente 161 graus Celsius, apesar da sua grande distância da estrela. Na verdade, a sua temperatura tem origem no calor residual proveniente da formação do planeta, o que permite que ele brilhe com pouca intensidade nas longitudes de ondas infravermelhas, o suficiente para fazer com que o corpo celeste em estudo seja perceptível em imagens directas.

"Detectar e estudar directamente a luz de planetas gigantes gasosos ao redor de outras estrelas é normalmente muito difícil, pois os planetas que encontramos tendem a ter órbitas pouco espaçadas e, estão escondidos entre o brilho da luz da sua estrela hospedeira", explicou o astrónomo Michael Liu, da Universidade do Havai.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...