sexta-feira, 24 de setembro de 2021

A menor estrutura voadora já criada pelo homem: Constroem um microchip quase do tamanho de um grão de areia


Os pesquisadores inspiraram-se na maneira como as árvores, como os bordos, dispersam as suas sementes, usando pouco mais do que uma brisa forte.

Uma equipa da Northwestern University em Illinois criou a menor estrutura de voo feita por humanos. É um minúsculo microchip, denominado 'microflier', cujo ‘design’ é inspirado na natureza.

No seu estudo, os pesquisadores inspiraram-se na maneira como árvores como os bordos dispersam as suas sementes, usando pouco mais do que uma brisa forte, para desenvolver uma série de minúsculos microchips voadores, pouco maiores que um grão de areia.

Os seus criadores dizem que esses chips podem ser equipados com tecnologia "ultra miniatura", incluindo sensores, fontes de energia, antenas para comunicação sem fio e até mesmo memória onboard para armazenamento de dados.

“O nosso objetivo é agregar a capacidade de voar aos sistemas eletrónicos de pequena escala, com a ideia de que isso nos permita distribuir dispositivos eletrónicos minitorizados altamente funcionais para detetar o meio ambiente, a fim de monitorizar a poluição, monitorizar a população ou fazer a monitorização de doenças, ” Explicou John A. Rogers, que liderou o desenvolvimento do novo dispositivo.

Essas estruturas podem cair em massa de forma lenta e controlada e interagir com os padrões de vento pelo maior período possível, maximizando a recolha de dados relevantes.

A equipa agora está a trabalhar para minimizar o impacto ambiental por meio do desenvolvimento de métodos de recuperação e descarte. Para isso, os dispositivos devem ser construídos com materiais que são reabsorvidos naturalmente no meio ambiente, através de uma reação química ou desintegração física inofensiva à natureza.

O estudo foi publicado quarta-feira na revista Nature.


Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...