terça-feira, 26 de outubro de 2021

Encontrados sinais do primeiro planeta fora da nossa galáxia


Astrónomos anunciaram ter encontrado sinais daquele que poderá ser o primeiro planeta detetado fora da galáxia Via Láctea, à qual pertence o sistema solar.

Aquele que parece ser um novo planeta do tamanho de Saturno foi descoberto pelo telescópio Chandra X-Ray da NASA na galáxia Messier 51 e está localizado a cerca de 28 milhões de anos luz da Via Láctea.

A descoberta teve por base a técnica do trânsito planetário, segundo a qual a passagem de um planeta na frente de uma estrela bloqueia parte da luz da estrela e produz uma queda característica no brilho que pode ser detetada por telescópios.

Localização do exoplaneta na galáxia Messier 51

Através desta técnica já foi possível identificar perto de cinco mil exoplanetas, mas todos eles pertencem à nossa galáxia e estão quase todos a menos de três mil anos luz da Terra.

A astrónoma Rosanne Di Stefano, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, nos EUA, explica que a sua equipa procurou falhas no brilho dos raios X recebidos de sistemas binários - normalmente uma estrela ou um buraco negro que absorve gás de uma estrela companheira e esse material ao ganhar temperatura emite raios X. Como a região que produz os raios X é de pequena dimensão, quando um planeta passa naquela zona pode bloquear a maioria ou todos os raios X, tornando o trânsito mais fácil de localizar.

Segundo Rosanne Di Stefano, esta abordagem pode permitir a deteção de exoplanetas em distâncias muito maiores. "Estamos a tentar uma nova abordagem para encontrar outros mundos, procurando por candidatos a planetas em comprimentos de onda de raios X, uma estratégia que torna possível descobri-los em outras galáxias," referiu a astrónoma, citada pela NASA. O estudo que liderou foi publicado, na terça-feira, na revista "Nature Astronomy".

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...