sexta-feira, 5 de novembro de 2021

DART, a missão da NASA para proteger a Terra de asteróides


Nave vai ser lançada para colidir com um asteróide e testar, pela primeira vez, este método de "defesa planetária".

É uma missão pioneira de defesa planetária. A agência espacial norte-americana vai lançar este mês uma nave espacial para atingir um asteróide e perceber se a colisão pode alterar a sua trajetória.
Segundo a NASA, os dois alvos da DART (Double Asteroid Redirection Test) não representam uma ameaça para o planeta, servem apenas para testar a nova missão que tem o objetivo de impedir que, no futuro, um asteróide atinja Terra.
A janela temporal para este lançamento começa a 24 de novembro, a partir da base militar Vandenberg, na Califórnia. O DART vai a bordo do foguetão SpaceX Falcon 9.
Os primeiros testes têm como alvo dois asteróides que orbitam em torno do Sol e que ocasionalemnte se aproxima da Terra. A primeira interceção acontece em setembro de 2022.

Segundo a agência, eles não representam uma ameaça ao planeta, mas sua proximidade torna-os em candidatos preferenciais para testar uma técnica que poderia algum dia vir a impedir que um asteróide perigoso atinja a Terra.

“Vamos garantir que uma rocha vinda do espaço não nos mande de volta à Idade da Pedra”, explicouThomas Statler, cientista da NASA.

Fonte: RR

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...