Seria uma “Witchetty Grub”, como australianos chamam grandes larvas de mariposas locais. A espécie Endoxyla leucomochla em particular é uma grande mariposa, com envergadura de até 16 cm, de onde se vê que suas larvas também devem ter um tamanho avantajado.
Seja como for, larvas gigantes são relativamente comuns, completamente inofensivas e mesmo uma iguaria. [via UMAfan]
Atualização 07/01/2009: Roberto Takata, do GeneRepórter:
“Apostaria mais que a larva gigante seja de um besouro golias. O formato em C, a cor branca e as seis pernas anteriores quitinosas denunciam que é uma larva de coleóptero. O tamanho sugere um besouro grande – embora nem sempre larvas grandes resultem em adultos grandes. (Como no caso da larva da rã Pseudis paradoxa – o girino é maior do que o adulto.)”
Como de costume, Takata deve estar correto. Larvas de besouros Golias podem alcançar 15 centímetros de comprimento e mais de 100 gramas de peso, e uma comparação com imagens de outras larvas do Golias coincidem até no número de pintas laterais (8).
Eduardo Real, do Evolução e Biologia, reforça que “a larva da foto é de um besouro. As larvas de mariposa (lagartas)são bem diferentes da que está acima (ver foto da Wittchetty grub). A larva deve ser de um
Titaneus giganteus
Sem comentários:
Enviar um comentário