terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lockheed L749A-79 Constellation

9 de Agosto de 1954


Uma aeronave Lockheed L 749A-79 Constellation da companhia Colombiana Avianca.
Com 30 pessoas tripulantes e  passageiros, morreram todos no acidente.
Deslocagem da Base das Lajes (TER / LPLA) com destino ao Aeroporto das Bermudas Air Terminal:
As más condições atmosféricas no Aeroporto de Santa Maria, Açores, obrigou a tripulação a desviar para a Base das Lajes.
O voo deixou as Lajes pista 34 cerca das 02:40. Três minutos depois de descolar, o Constellation caiu num terreno elevado a 620m.

Causa provável: "
Falha do piloto ao realizar o procedimento normal da descolagem da pista 34 de um voo para as Bermudas deveria ter feito uma curva para a esquerda em vez de ter feito para a direita e assim voando para as montanhas em vez do mar.
O procedimento a ser seguido foi devidamente explicado ao grupo, tanto no briefing e nas instruções que certamente foram dadas pela torre. Ressalta-se, aliás, que o gráfico das Lajes na rota manual fornecido à tripulação mostra claramente que todas as curvas devem ser feitas para o Nordeste.
A questão de uma curva à direita após a descolagem parece ter sido considerada uma questão secundária pelos membros da tripulação alertada para o facto pelas informações. Eles simplesmente decidiram que tinham de seguir directamente para Ponto Sul, a fim de evitar uma colisão com as montanhas, o ponto mais alto chega aos 7.615 pés.
. A partir da posição que se presume ter sido voada pela aeronave antes do acidente, é evidente que o piloto fez, na verdade, com o intuito de chegar ao Ponto Sul. Ele parece não ter percebido, no entanto, que para isso ele devia que virar para leste na direcção do mar e não para o Ocidente sobre terra.
É necessário mencionar que, de acordo com a sua empresa, esta foi a primeira vez que o capitão tinha aterrado na Base das Lajes, em Santa Maria, já tinha aterrado várias vezes, o procedimento de partida para voos para o Noroeste, na direcção das Bermudas também envolve uma volta para o mar.. A virada em Santa Maria.. é feita para a esquerda, no entanto, como o aeroporto está localizado no extremo oeste da ilha.
O ponto conhecido como Ponto Sul é mostrado e reproduzido na escala01:01 000 000 carta da fig. 30. Um exame da presente carta será imediatamente explicado a razão para a adopção, na área dos Açores controle do procedimento padrão em que as aeronaves são obrigados a voar sobre este ponto antes de prosseguir para a Bermudas, a fim de evitar o terreno elevado, na Terceira, S. Jorge, Pico e Faial.
O Aeroporto das Lajes está localizado no extremo nordeste da Ilha Terceira, a exigência, por razões de segurança, para virar para leste e para o mar a fim de evitar as montanhas da ilha não precisa de comentário especial, sendo evidente, tendo em conta a natureza do terreno.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...