Terá partido do Coronel Olds, do Comando de Transportes Aéreos Intercontinentais dos Estados Unidos, a ideia inicial de utilizar os Açores, em 1941, como ponto de vital importância para o apoio e escala dos seus aviões.
Porém, o governo americano não contava com a obstinada fidelidade do primeiro-ministro Salazar aos tratados firmados entre Portugal e a Grã-Bretanha. A não compreensão desta posição portuguesa traduziu-se na elaboração de um plano para a invasão militar dos Açores.
Após a conclusão do acordo luso-britânico, relativo à concessão de facilidades nos Açores para aviões e navios de superfície, em finais de 1943, três navios da marinha de guerra americana ancoraram ao largo de Angra do Heroísmo. Um deles, o "Abraham Lincoln", transportava a bordo 500 oficiais, sargentos e praças, além do 96.° Batalhão de Sapadores Navais.
A 4 de Janeiro do ano seguinte, instalaram-se no quartel de Santa Rita, então denominado da "Navy", iniciando, quase de imediato, os seus voos de reconhecimento sobre o Oceano.
Pouco tempo depois, instalou-se nas Lajes uma companhia de pantoneiros encarregada da construção de habitações do tipo "quonsethuts" e da pista de aviação.
No decurso da Primavera de 1944, a 1390.° Base do Comando de Transportes Aéreos do Exército Americano levou a cabo numerosas construções e melhoramentos nas instalações existentes.
Não obstante, o crescente volume de tráfego, que originava frequentemente enormes congestionamentos e atrasos, em breve revelou a necessidade da utilização de um outro campo de aviação. Assim, ainda no decurso desse ano, os EUA deram início à construção de um aeródromo na Ilha de Santa Maria.
Em 1945, com a aprovação do Governo Português, o Comando de Transportes Aéreos transferiu a maior parte das suas operações para a Base de Santa Maria, tendo-se criado a 1931.° Base Aérea do Exército dos EUA. Os Açores eram, então, a "Grande Estação Central" do Atlântico para serviço das operações euro-americanas, tendo-se registado nessa época a passagem de cerca de 3000 aviões por mês, verificando-se num único dia a descida de 600 aparelhos.
Em 1946, com a partida dos Ingleses e após a assinatura de um acordo com o Governo Português, os Estados Unidos transferiram definitivamente as suas operações para a Base das Lajes, na Ilha Terceira.
Finalmente, em 1971 foi firmado um novo acordo entre as duas partes, providenciando à continuação das operações militares dos EUA, em tempo de paz, nos Açores, até 4 de Fevereiro de 1974.
Fonte: Revista Ecos do Atlântico de 1981 - Força Aérea Portuguesa
Sem comentários:
Enviar um comentário