sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Os Voos Secretos da CIA


As revelações do Wikileaks, são verdadeiras ou falsas?

VAMOS RELEMBRAR PARA OS MAIS ESQUECIDOS…

"Aeroportos nacionais, nomeadamente Ponta Delgada e Santa Maria, nos Açores, e o do Porto, terão servido de escala a dezenas de voos de aparelhos operados pela CIA, alguns dos quais com origem ou destino considerados suspeitos. Estes dados constam de uma lista sobre alegadas actividades ilícitas dos serviços secretos norte-americanos na Europa tornada pública, ontem, em Estrasburgo".
Tínhamos razão e afinal era verdade quando neste site, há algum tempo, se colocaram notícias das dúvidas de voos da CIA que faziam escala no nosso País.
Hoje há certezas e este governo de José Sócrates vai metendo a cabeça na areia e não quer dizer a verdade aos portugueses.
“De acordo com o relatório do Parlamento Europeu, Portugal foi escala para dezenas de voos da CIA nos últimos anos. Foram listados vários com origem ou destinos considerados suspeitos. Inclusivamente um voo que liga Portugal a Guantanamo. No passado mês de Novembro, o senhor ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal garantiu que “em caso algum se registou em território nacional uma ofensa à soberania do Estado português ou uma violação de acordos bilaterais ou do Direito Internacional”. Na semana passada o deputado Carlos Coelho do Parlamento Europeu e presidente da comissão sobre actividades da CIA na Europa, considerou “improvável que tenha havido total desconhecimento por parte das autoridades portuguesas das acções levadas a cabo pelos serviços norte-americanos”, apelando ao controlo democrático dos serviços secretos.
O ministro Freitas do Amaral devia ter ido à Assembleia da República esclarecer os portugueses, a matéria assim o exigia. O Estado português devia repudiar toda a conivência com as actividades ilegais da CIA. O PS, partido que está no governo, não deixou, não quis, que o Ministro dos Negócios Estrangeiros explicasse esta questão em audição na Assembleia da República conforme o solicitado pelo PCP e BE.
Com esta recusa por parte do PS estamos perante um grave precedente na nossa democracia e desprezo por uma das mais nobres funções da Assembleia da República.
O esclarecimento justificava-se pois a questão é delicada e complexa e os portugueses têm o direito de ser informados da verdade.



A foto acima foi tirada por um entusiasta de aviões de Estocolmo, Suécia, na semana passada, e está correndo mundo. Graças à essa rede de aficcionados é que se obteve a primeira imagem de um dos aviões que a CIA usaria para levar presos de Guantánamo para outros países. O autor checou com o fabricante, a Lockheed, a quem pertenceria o Hércules C-130. Descobriu com outros colegas, pelo número de série, que fora encomenda do governo dos EUA, embora em nome de uma empresa civil, a Prescott Services - apontada como uma fachada da própria CIA. Ontem, nos Açores, outros apaixonados por aviação flagraram mais um vôo suspeito, disparando informes na rede.

A exposição desse expresso da tortura deu razão e utilidade ao que era apenas a paixão dessa gente, entre as quais me incluo, mesmo em menor grau. Já estive no Santos Dumont, assistindo às aterrissagens nessa pista minúscula, e tenho inveja da turma que acampa naquela avenida bem atrás do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, que vemos num relance instantes antes de tocar o solo. Dali se acompanham os pousos e decolagens de muito perto, um desfile de aeronaves de todos os modelos e nacionalidades. Foram essas pessoas que flagraram o Concorde decolando em chamas e depois viram sua despedida, em uma revoada elegante e nostálgica para mim, já que a aproximação do supersônico quando chegava ao Rio era sobre um sítio da família em Austin, Baixada Fluminense. Na Alemanha, alguns estacionamentos perto de Frankfurt também são bastante concorridos, com a vantagem de que lá os jatos pousam aos pares, lado a lado. Ou seja, a diversão é em dobro.

Por toda parte, especialmente na Europa, essa aliança solidária de colecionadores está agora a serviço de uma causa nobre: a busca pela informação e pelo respeito aos Direitos Humanos.



Foto registada no aeroporto João Paulo II, Ponta Delgada Açores em 2006


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...