A situação já se arrasta há algumas semanas mas só hoje a gigante norte-americana do software lançou o alerta, Portugal incluído. Se receber um telefonema a dizer que falam da Microsoft, é bem provável que esteja a ser vítima de uma tentativa de fraude.
Segundo a empresa que criou o sistema operativo Windows, está em curso a nível internacional - em Portugal não conseguem para já indicar o número de vítimas - uma "estratégia de malware concertada e organizada" no âmbito da qual empresas parceiras e consumidores da Microsoft têm sido contactados em nome da empresa "alegando que o seu PC foi infetado por um vírus" e que para poder continuar a usa-lo tem de digitar "uma série de comandos". É mencionado, ainda, que o problema pode ser resolvido através da compra de pacotes de suporte anuais do Windows.
Em comunicado, a Microsoft informa que os consumidores são contactados por indivíduos (conhecidos como scammers) que dizem estar a ligar do "departamento de segurança de Informática, da equipa de suporte técnico, de investigação e desenvolvimento ou até mesmo de entidades que atuam na área da segurança".
"Em alguns casos, fazem-se passar por parceiros com certificado profissional, a fim de conquistarem a confiança das vítimas e muitas das vezes os contactos parecem verdadeiramente profissionais e credíveis", informa ainda a Microsoft.
"Através de listas telefónicas de acesso público recolhem o nome e outras informações pessoais, e podem até saber qual o sistema operativo que as vítimas estão a utilizar", acrescenta a mesma fonte.
Desta forma, procuram obter detalhes dos cartões de crédito e solicitam a instalação de software malicioso que, segundo a Microsoft, lhes permite "obter dados confidenciais ou aceder remotamente ao computador, alterando as configurações de modo a deixá-lo vulnerável".
"O impacto para as vítimas varia entre a perda financeira direta, o roubo de identidade e malware nos seus computadores", pode ler-se no comunicado enviado às redações.
A empresa garante que "nenhum destes contactos é concretizado pela Microsoft, nem por nenhum dos seus parceiros".
Como defender-se
Se já foi contactado altere imediatamente a sua palavra-chave (password inicial de acesso ao computador) bem como a que permite aceder à sua conta bancária. A Microsoft recomenda ainda que verifique se foi instalado algum programa malicioso (malware) ou vírus informático no seu computador.
Se ninguém lhe ligou, a Microsoft recomenda: "Desconfie de chamas telefónicas não solicitadas e relacionadas com problemas de segurança, mesmo que afirmem representar a Microsoft ou uma empresa respeitada; nunca forneça informações pessoais, tais como os seus dados bancários para qualquer contacto suspeito e não solicitado; não consulte nenhum website, não execute nenhum comando, não instale nenhum software no seu computador ou qualquer outra instrução que lhe seja indicada; anote a informação da pessoa que o está a contactar (nome e possíveis dados, embora falsos, que lhe possa facultar) e passe-os às autoridades; certifique-se de que as atualizações de segurança são instaladas de forma regular."
Fonte: Expresso
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