quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cientistas: O universo é curvo em vez de plano


O Cosmos pode ter uma forma ligeiramente curvada que se parece com uma sela de montar. Assim, os cientistas britânicos acreditam ter oferecido uma nova teoria sobre a evolução do Universo.

De acordo com a teoria dominante na ciência, o universo é plano. Esta teoria foi questionada pela primeira vez em 2004, quando os cosmólogos estudando a radiação cósmica remanescente do Big Bang (esta radiação é conhecida como a cósmica de fundo, ou CMB, sigla em Inglês) descobriram que o universo tem certas irregularidades de densidade e temperatura, e suas propriedades não são as mesmas em todas as direções. 

Os cientistas ficaram tão surpresos que pensaram que era um erro. No entanto, mais tarde dados mais exactos do observatório espacial Planck confirmou a existência dessas irregularidades. 

Para explicar, Andrew Liddle e Marina Cortes, da Universidade de Edimburgo, apareceu uma nova teoria. Eles reviram a teoria padrão da evolução do universo, o que significa que nos primeiros segundos após o Big Bang o Cosmos espalhou-se com grande velocidade, o que foi impulsionado pelo campo quântico único chamado inflatón. 

Segundo opinião de Liddle e Cortes, a inflação cósmica do universo aconteceu em presença de um segundo campo quântico chamado curvaton, o que causou o universo de assumir uma forma que pode ser comparado a uma sela, ou, por exemplo, uma batata Pringles. 

Os autores acreditam que esta teoria, publicada na revista Physical Review Letters ' , corresponde às irregularidades encontradas e explicada, mas contradiz a teoria prevalecente.

Tradução Google

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...