sábado, 5 de outubro de 2013

A estrela "camaleão": experimentas mudanças de milhões de anos em meses


Cientistas descobriram um espaço pulsar que está mudando constantemente a natureza de sua radiação, de raios-X para as ondas de rádio e vice-versa.

Um grupo de astrónomos liderados por Alessandro Papitto, do Instituto Catalão de Estudos Espaciais ( Espanha ), descobriu que estrelas de neutrões podem se tornar rádio pulsares de raios-X pulsares num tempo extremamente curto, ao passo que anteriormente acreditava-se que este fenómeno só poderia acontecer depois de milhões de anos, informa o portal de notícias Pravda.ru

Durante o estudo da estrela de neutrões IGR J18245-2452, localizado no grupo M28, na constelação de Sagitário, a uma distância de 18 milhões anos-luz do Sol , os astrónomos espanhóis descobriram que o corpo celestial muda sua radiação várias vezes por ano. 

 Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores construíram um modelo de comportamento da estrela. O modelo mostra que, na situação que está, de repente interrompe o fluxo de plasma a partir do disco de acreção, a estrela pode iniciar a geração de impulsos de rádio durante algum tempo, porque a superfície do plasma constantemente evapora. Portanto pulsar de raios-X gira durante algum tempo no rádio. Somente quando o plasma cai de volta a partir do disco para o pólo, a estrela volta a emitir raios-X 

Aparentemente, os pulsares de raios-X e rádio não separa um abismo de milhões de anos, mas pode se tornar num período de tempo muito mais curto. Segundo os cientistas, a capacidade de emitir raios-X e os sinais de rádio são encontrados em todos os pulsares existentes são apenas diferentes fases do seu ciclo de vida alternados.

Tradução Google

Fonte: RT


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...