sábado, 5 de outubro de 2013

Observatório do Vaticano: "É possível a existência de vida extraterrestre"


O jesuíta argentino José Gabriel Funes, diretor do Observatório Astronómico da Santa Sé, disse que pode haver vida extraterrestre, embora não haja nenhuma prova.

"Considerando que o universo é composto por 100 mil milhões de galáxias e se dividirmos a população mundial cada um caberia 14 galáxias, cada uma composta por cerca de 100 mil milhões de estrelas", Funes disse em entrevista ao jornal argentino ' O Perfil '.

'É provável, então, "que cada uma dessas estrelas têm planetas que giram em torno deles, como eles fazem em torno do Sol e, portanto, seria possível a existência de vida no universo", disse o cientista.

Deus, em sua liberdade, poderia ter criado outras criaturas muito inteligentes

No entanto, Funes disse que, se assim for, a existência de vida extraterrestre não estaria em desacordo com a teologia cristã: "Eu não vejo nenhuma dificuldade na fé católica", disse o monge, ao comentar que "Deus, em sua liberdade, poderia ter criado outros seres igualmente inteligentes e podem ser parte da criação. [Estes seres] podem estar relacionados com Deus, como nós temos feito. 

"De qualquer forma, o jesuíta lembrou que, por enquanto, não há nenhuma evidência que existe vida além da Terra e menos que se trate de vida inteligente, e a sua descoberta "poderia acontecer amanhã, ou talvez dentro de mil anos, ou nunca, acontecerá.

"Funes já havia feito declarações semelhantes em Junho de 2012 durante uma entrevista com a agência de notícias católica.

Tais expressões são parte do longo debate sobre a relação entre a fé e a razão, uma ligação que passou por vários momentos de conflito ao longo da história (como eram os processos da inquisição a Galileu e outros cientistas e intelectuais), pelo tempo passado a Igreja considera superado. De acordo com o religioso, a própria existência do Observatório do Vaticano é uma prova dos intentos da Santa Sé, não só pôr fim a esta suposta dicotomia, mas fazer "parte ativa do estudo científico do mundo." 

Tradução Google

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...