Vai deixar de ser possível ocultar o seu nome de utilizador das pesquisas do Facebook. A rede social voltou a mudar as configurações de privacidade e agora todos os utilizadores estarão à vista de todos, nas pesquisas na rede.
O Facebook vai, cada vez mais, apertando o cerco a quem se esconde. Antes, um utilizador que não quisesse ser pesquisado por nome poderia fazer valer a sua vontade, eliminando a sua presença nas pesquisas efetuadas dentro da própria rede social. Agora, todos os utilizadores vão passar a ser "pesquisáveis", exceção feita a menores de idade e a pessoas bloqueadas pelo utilizador (que continuarão sem ver o utilizador ao pesquisar por ele/ela).
Resumindo, deixa de ser possível controlar quem nos pode encontrar: apenas as pessoas que bloqueamos não nos conseguirão ver ao pesquisar por nome no Facebook. Esta "novidade" foi relembrada, esta quinta-feira, numa publicação do próprio Facebook, mas já tinha sido, de resto,anunciada há uma dezena de meses.
Quem tiver a opção de ocultação ativa receberá um alerta ao entrar na rede social que avisará sobre a mudança, que deve acontecer faseadamente até dezembro.
A decisão poderá causar alguns receios por parte de utilizadores zelosos da sua privacidade, mas os responsáveis acreditam mesmo que tal mudança pode ser benéfica para quem se tenta proteger de olhares alheios. A rede social desdramatiza, garantindo que, mesmo impedindo a pesquisa direta, qualquer utilizador poderia ser pesquisável por outras vias. O importante, reiteram, é estar atento às definições de privacidade das publicações efetuadas no mural, para garantir que apenas partilhamos o que queremos com estranhos.
Fonte: Jornal Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário