quinta-feira, 3 de outubro de 2013

NSA tentou seguir o rasto a telemóveis

Os documentos de Snowden continuam a dar polémica. Desta vez, sabe-se que a NSA tentou que os seus sistemas informáticos conseguissem trabalhar em dados como a localização dos cidadãos, através do tracking aos telemóveis.

A revelação é feita pelo atual diretor da NSA, Keith Alexander, e pelo diretor de Segurança Nacional dos EUA, James Clapper, num documento em que preparam as respostas para uma comissão do Senado norte-americano.

«Em 2010 e 2011, a NSA recebeu amostras [de dados de localização] para testar a capacidade dos sistemas em trabalharem com este formato de dados, mas a informação não foi usada para qualquer outro fim e nunca esteve disponível para análise». Na mesma resposta, os responsáveis explicam que só iriam agir se obtivessem autorização das autoridades competentes e depois de notificarem o Congresso.

O programa foi tornado público há pouco tempo, mas não se conhecem ainda os detalhes completos. O senador Ron Wyden afirma que «mais uma vez, a liderança da inteligência decidiu não revelar a maior parte da história – mesmo quando a verdade completa não afeta a segurança nacional».

A agência pode, sem qualquer mandato, recolher dados e registos de operadoras telefónicas e de outros negócios, desde que essa informação seja considerada «relevante», noticia a Cnet.

Várias organizações de defesa das liberdades individuais já vieram a público pedir a implementação de legislação mais restritiva e que não permita tanta liberdade às agências.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...