O Observatório Europeu do Sul (ESO) captou uma série de imagens de grande detalhe da Nebulosa de «Toby Jug».
As imagens recolhidas pelo «VLT» (sigla em inglês para «Telescópio Muito Grande») do ESO mostram uma gigante vermelha com nuvens de pó e gás que formam o desenho de uma caneca de cerveja.
O astrónomo Fernando Comeron, representante da ESO, explicou que as imagens são muito mais do que um quadro bonito, já que podem providenciar uma grande quantidade de dados que nos fornecem detalhes importantes sobre a composição e a evolução do Universo.
«Esta Nebulosa é formada por uma gigante vermelha e é aí que o pó interestelar é formado, o que é o material fundamental da composição dos planetas e dos fenómenos que ocorrem à superfície, incluindo nós mesmos. Isto mostra, num certo sentido, as nossas próprias origens», afirmou.
O ESO lembra que o nome atribuído à Nebulosa é da autoria dos astrónomos britânicos Paul Murdin, David Allen e David Malin, que notaram a semelhança da imagem com a forma de uma caneca de cerveja.
O VLT, localizado no Chile, é o mais avançado dispositivo óptico do mundo, de acordo com o Observatório. O instrumento permite visualizar detalhes aproximadamente 25 vezes melhor do que os telescópios individuais.
Fonte: Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário