quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Vídeo: NASA regista um asteróide de 400 metros passando perto da Terra

© jpl.nasa.gov

NASA revelou um vídeo mostrando um asteróide de 400 metros de comprimento e 200 metros de largura, passando perto da Terra.

As imagens do asteróide 2006 DP14 foram captadas em 11 de fevereiro, embora os astrónomos calcularam que o objeto aproximou-se o máximo da Terra um dia mais cedo, quando passou 2.400 milhões de quilómetros do nosso planeta. Com o tempo de aquisição de imagem do asteróide foi cerca de 4,2 milhões de quilómetros da Terra, ou seja, cerca de 11 vezes a distância entre a Terra e a Lua. 

O video compila imagens do asteróide registadas por cerca de duas horas e meia. Tendo em conta que o período de rotação do asteróide em torno de seu eixo  é cerca de seis horas, os astrónomos foram capazes de ver quase metade da sua superfície.

O asteróide tem a forma de um amendoim, conforme descrito pela Nasa já que é um asteróide binário de contacto. Isso significa que consiste em dois lóbulos diferentes aparentemente em contacto devido à gravitação. 

A captura do asteróide foi possível graças ao radar de 70 metros de diâmetro, localizado no observatório de Goldstone (Califórnia), operado pela NASA


Tradução Google

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...