© REUTERS
Sons curiosos como se fossem de outro mundo, alguns conhecidos e outros um mistério quase extraterrestre. Assim é o mundo da Antártida como o 'oye' Palaoa um observatório acústico submarino cujo fascinantes sons podem escutar.
O grito da Pata
O enigmático grito nas águas da Antártida tem surpreendido os cientistas há décadas. Foi somente em abril passado que o mistério foi resolvido: estabeleceu-se que o raro som e estranho é da baleia minke (Balaenoptera bonaerensis). Não se sabe, no entanto, por que as baleias minke emitem este som.
O Canto das baleias Jubarte
Tanto machos e fêmeas de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), também conhecida como yubarte ou jubarte emitem vocalizações.
No entanto, o canto do macho é mais famoso por ser longo, forte e complexo. Cada canção é composta por alguns sons no registo baixo, que varia em amplitude e frequência, e normalmente dura entre dez e vinte minutos.
O 'apito' das Orcas
A orca (Orcinus orca) emite sons de alta frequência que nós percebemos como uma mistura de assobios e cliques. As orcas usar esses sons para se comunicar.
O 'chiado' das focas de Weddell
Os machos das focas de Weddell (Leptonychotes weddellii) emitem chiados suaves que parecem sair de filmes de ficção científica para defender as fêmeas, enquanto elas podem piar como pássaros.
O "canto" dos icebergs
Ocasionalmente ouvem-se 'trovões' na Antártica: produzidos pelos icebergs quando se separaram.
Choques de icebergs
Os sons mais altos já registados nesta área são os de icebergs colidindo uns com os outros.
A voz do mistério
A Antártida tem mistérios que os cientistas ainda não resolveram. Os pesquisadores não têm ideia, por exemplo, de onde vem este som, nem sabem se é resultado da natureza ou da atividade humana.
Tradução Google
Fonte: Rússia Today
Sem comentários:
Enviar um comentário