Investigadores da Universidade de Sidney, Harvard, Stanford and MIT, conseguiram imprimir pela primeira vez vasos sanguíneos funcionais através de uma impressora 3D, noticia o site TechCrunch.
Um dos principais problemas da criação de órgãos humanos era até aqui a de conseguir ter vasos sanguíneos funcionais que possibilitassem fazer crescer órgãos à sua volta. Porém, segundo noticia esta terça-feira o site TechCrunch, uma equipa de cientistas conseguiu reproduzir vasos, o que é considerado um grande avanço.
“Imagine ser possível entrar num hospital e ter um órgão completo impresso – ou bio imprimido, como lhe chamamos – com todas as células, proteínas e vasos sanguíneos no lugar certo, sendo que para isso é apenas preciso carregar num botão no computador que diz ‘imprimir’”, relatou o especialista da Universidade de Sydney, Dr. Luiz Bertassoni.
Até aqui era já possível aos cientistas recrearem pequenas partes de vasos sanguíneos por métodos laboratoriais, porém, com este desenvolvimento é possível fazer surgir do nada um conjunto funcional de vasos sanguíneos, o que para Bertassoni “muda completamente ‘o jogo’”.
Estes vasos permitirão fazer chegar, de forma mais eficaz, os nutrientes aos tecidos bio impressos, possibilitando que estas células mais rapidamente se diferenciem e se reproduzam. Os investigadores acreditam que isto possa, no futuro, permitir a regeneração completa de órgãos humanos, apesar de até aqui, laboratorialmente, os cientistas apenas terem conseguido criar vasos capilares.
Fonte: Noticia ao Minuto
Sem comentários:
Enviar um comentário