quarta-feira, 16 de julho de 2014

Descoberto na China o maior dinossauro de quatro asas

© sb.cc.stonybrook.edu

Numa recente escavação na província de Liaoning, no nordeste da China, os cientistas descobriram um fóssil do maior dinossauro voador conhecido, o que corresponde a um predador com penas na cauda e quatro extremidades.

Uma equipe internacional de paleontólogos descobriram um novo dinossauro voador equipado excepcionalmente com uma longa cauda emplumada e quatro "asas", relata o portal académico relata Live Science

Os autores sugerem o estudo , do animal, que viveu há 125 milhões anos sobre o território da China moderna, sua cauda vistosa usada para desacelerar a descida durante o voo e garantir uma aterragem segura. 

As longas penas que tinham nas pernas dianteiras e traseiras deu-lhe a aparência de animal com quatro asas. 

Na verdade, isso é o que levou os pesquisadores a concluir que estes dinossauros eram capazes de voar. 

O fóssil de dinossauro, chamado 'Changyuraptor yangi' está num estado de preservação excepcionalmente bom e foi descoberto na província de Liaoning, no nordeste da China, um lugar famoso por este tipo de  achados

Todo o corpo do animal, para além da cauda longa e quatro pernas era coberto com penas. "Com 30 centímetros de comprimento, as incriveís penas da cauda do Changyuraptor são as mais longas de todos os dinossauros com penas", disse Luis Chiappe, um paleontólogo do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles ( EUA ) e responsável pela pesquisa. 

As análises da micro estrutura óssea mostrou que microrráptor encontrado era um adulto completamente desenvolvido, medindo 1,30 metros de comprimento e pesava 4 quilos, tornando-se o dinossauro de quatro "asas" o maior encontrado até a data. 

"Numerosas características que nós associamos com pássaros realmente evoluíram nos dinossauros antes do primeiro passáro ser capaz de voar ", diz Chiappe. 

"Acredita-se que este microrráptor é um primo próximo das aves e compartilham um ancestral comum. 

Ainda não se sabia se um corpo com quatro asas era algo exclusivo aos microrráptores ou uma característica compartilhada entre o ancestral comum dos pássaros e microrráptores e que as aves perderam mais tarde. " 

Tradução Google



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...