Investigadores dos EUA conseguiram fotografar o submarino nazi U-166 afundado durante a Segunda Guerra Mundial, no Golfo do México.
Um grupo de investigadores liderado pelo professor Robert Ballard, diretor do Centro de Exploração Oceânica da Universidade de Rhode Island, efectuou fotos de alta definição de um submarino nazi afundado no Golfo do México, perto da costa do Texas, o único dos submarinos militares alemães, também conhecido como U-Boot, que se afundou nesta costa, de acordo com o site Gizmodo .
Este é o submarino U-166, que em julho de 1942 foi capaz de afundar um navio nestas águas da República Dominicana e três dos EUA. O último foi o navio de passageiros Robert E. Lee, 30 de julho de 1942, cujo colapso deixou um saldo de 25 mortos.
O submarino foi abatido pouco depois com 52 marinheiros a bordo por um patrulha da Marinha dos EUA que escoltava o vapor. Os dois navios, U-166 e Robert E. Lee, jazem no mar separados apenas por três quilómetros a uma profundidade de 1.500 metros.
O submarino e o barco naufragado foram descobertos pela primeira vez em 2001, mas Ballard e sua equipe não conseguiram tirar fotos de alta definição dos navios. Segundo os investigadores, o naufrágio do U-166 é considerado uma peça de guerra e não pode ser incomodado.
Sem comentários:
Enviar um comentário