O ancestral de dinossauros como o Tricerátopo era uma criatura similar às aves, com ancas largas e do tamanho de um peru, que viveu em rebanhos na América do Sul e era herbívoro, revelaram cientistas num estudo publicado esta quinta-feira.
O «Laquintasaura venezuelae», que recebeu este nome devido ao país onde foi encontrado, viveu há 201 milhões de anos no início do período Jurássico, logo depois da grande extinção do final do Triássico, destacaram os investigadores num artigo publicado no jornal Proceedings of the Royal Society B.
A história antiga dos dinossauros similares às aves, herbívoros com bico, denominados ornitísquios, do qual este lagarto recém-descoberto é um exemplar muito antigo, era apenas um esboço, e por isso muito poucos foram encontrados.
«O animal era leve, é um ancestral muito longínquo das aves», informou o paleontólogo Sérgio Furtado Cabreira. Foi ele quem encontrou o fóssil, a 30 de Janeiro deste ano. Estava numa expedição de busca, feitas duas a três vezes por ano na região. O local é de interesse dos investigadores porque é rico em rochas do período triássico.
Os ornitísquios originaram os famosos Iguanodon, Estegossauro e Tricerátopo, que inspiraram brinquedos infantis e desenhos animados.
A descoberta dos restos de pelo menos quatro «Laquintasaura» na Venezuela demonstrou que os dinossauros regressaram rapidamente depois da extinção das espécies do período Triássico, afirmou o autor do estudo, Paul Barrett, paleontólogo do Museu de História Natural de Londres.
Também, «é fascinante e inesperado ver que viveram em rebanhos, algo do que tínhamos poucas evidências até agora nos dinossauros desta época», afirmou em comunicado.
«O facto de serem de uma taxonomia completamente nova e remota significa que podemos preencher algumas lacunas no nosso entendimento de quando os diferentes grupos de dinossauros evoluíram», acrescentou.
Fonte: DD
Sem comentários:
Enviar um comentário