Além do aumento das temperaturas a nível global e da subida dos níveis do mar, parece que as alterações climáticas, que estão a levar ao degelo na Antárctica, também estão a «baralhar» a gravidade da Terra.
Num estudo publicado na revista Geophysical Research Letters, investigadores da Agência Espacial Europeia (ESA), calculam que entre 2009 e 2012 a camada de gelo que reveste a Antárctica “encolheu” de tal forma que distorceu o campo de gravidade.
Mais concretamente, parece que o degelo nesta parte do mundo interferiu significativamente no campo gravitacional da Terra, embora, até ao momento, esse fenómeno não seja perceptível na geografia da região. A ser, toda a paisagem elevar-se-ia.
Os cientistas alertam que caso os efeitos do aquecimento climático não sejam revertidos as hipóteses são que testemunharemos a uma mudança acentuada na gravidade do planeta.
É do conhecimento geral, segundo os peritos, que a gravidade da Terra não é uniforme. Pelo contrário, é influenciada pelas marés, montanhas e até mesmo pela rotação do planeta. Porém, o degelo decorrente do aquecimento global pode alterar de forma significativa o campo gravitacional, o que, segundo sustentam, é razão para estarmos preocupados.
Fonte: DD
Sem comentários:
Enviar um comentário