A Microsoft começou a utilizar robôs como seguranças no seu campus em Silicon Valley, na Califórnia. As máquinas medem 1,50 metros, pesam 136 quilos e são equipadas com Wi-Fi, câmaras HD, microfones e sensores capazes de accionar alarmes quando detectam algum problema.
A frota de robôs K5 pode utilizar os sensores para rastrear ameaças e, caso encontre algum problema, accionar apoio humano via rede sem fio. Os sensores do K5 permitem que este analise e reconheça variações de calor, sons, luz infravermelha, qualidade do ar e textos alfanuméricos, o que torna possível identificar se um carro é roubado, por exemplo. Há ainda um radar e um GPS para relatar posições.
Não há qualquer tipo de interacção com humanos, excepto pelas sirenes que disparam em caso de problema. Quando detecta alguém à sua frente, o robô desvia-se.
Por enquanto os dispositivos são desenvolvidos apenas para vigiar, avaliar e elaborar relatórios de actividades suspeitas. A empresa não descarta, porém, a possibilidade de as máquinas circularem armadas no futuro.
Fonte: DD
Fonte: DD
Sem comentários:
Enviar um comentário