Uma escultura surgida da noite para o dia numa praça de Milão tem estado a suscitar protestos na cidade. A obra, instalada na Piazza Risorgimento, na zona central da cidade do norte de Itália, é composta de quatro estruturas que se assemelham a aspargos, dedos ou, segundo muitas pessoas, – órgãos masculinos erectos.
«Têm indubitavelmente uma forma fálica», comentou o jornal La Repubblica.
Moradores e políticos conservadores locais criticaram veemente a escultura, que ninguém parecia saber de onde viera - ou como viera.
Especulações multiplicaram-nas nas redes sociais sobre a origem da obra: as versões eram de que se tratava desde uma brincadeira de mau gosto até uma provocação por um artista de vanguarda.
A vereadora Silvia Sardone, do partido de direita Forza Italia - do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi -, foi uma das que protestaram pela presença de um «símbolo fálico» numa praça frequentada por crianças e idosos.
«É uma obra constrangedora e que está a causar muito desgosto aos moradores locais», afirmou Sardone. A vereadora exigiu a retirada do que chamou de «monumento ridículo».
Num primeiro momento, a câmara de Milão informou que não sabia de onde tinha vindo a escultura. A cidade chegou até a declarar que poderia mesmo retirá-la da praça.
No entanto, a secretaria de Cultura municipal acabou por pôr um fim ao mistério: a estátua com o título Four Sentinels (Quatro Sentinelas), foi feita pelo artista americano Gavin Kenyon, e deverá ficar exposta na praça milanesa até Janeiro de 2015.
O secretário de Cultura de Milão, Filippo Del Corno, defendeu a obra. «Sabemos que ela causou polémica e discussões, mas essa é uma reacção frequente com obras de arte», disse.
Segundo Del Corno, a escultura representaria «uma nova interpretação dos monumentos da cidade através de um processo de abstracção e experimentação de novas formas».
Num bar à frente do monumento, o assunto gerou polémica imediata. Há quem considere a escultura divertida: «Acho que pode ser considerada uma exaltação da sexualidade», brinca um morador.
A obra, no entanto, não agradou a outra moradora: «É uma obra ridícula, devia ser retirada já». Informada de que a escultura vai ficar ali até Janeiro, criticou: «É horrível».
Houve um consenso entre os frequentadores do bar: independentemente do conceito original, a escultura, segundo eles, parece mesmo representar quatro falos erectos.
Fonte: DD
Sem comentários:
Enviar um comentário