quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ocidente, preocupado com a aparição de um objeto desconhecido no espaço

© NASA

Especialistas ocidentais estão preocupados com a detecção de um objeto desconhecido em órbita da Terra e que foi baptizado 2014-28E e sugerem poderia ser parte da renovação do programa soviético "Caçador de  Satélites".

"Trata-se de uma história que poderia retomar-se aos tempos da Guerra Fria: Um misterioso objeto lançado pelo exército russo está sendo vigiado por agências espaciais ocidentais, aumentando a incerteza sobre o retorno de um projeto do Kremlin projetados para destruir satélites" diz o jornal britânico 'The Financial Times', referindo-se ao programa abandonado "Caçador de Satélites". 

De acordo com o diário, a atenção dos especialistas, astrónomos e os serviços militares ocidentais concentra-se na detecção de um movimento misterioso de um objeto não identificado localizado no espaço e que baptizaram de 2014-28E. 

Inicialmente, afirmaram que o elemento desconhecido poderia ser parte do lixo espacial que havia entrado em órbita após o lançamento, em maio deste ano, de um foguete russo transportando satélites de comunicações. 

"Seja o que for, parece que se trata é uma prova experimental. Pode possuir diversas funções, tanto civis como militares ", disse Patricia Lewis, especialista em segurança espacial e chefe do 'think tank« Chatham House. 

Um especialista russo disse à agência " Interfax ", Cosmos-2499, como foi chamado numa notificação oficial dirigida pela Rússia à ONU não pesa mais de 50 quilos e o mais provável é que o seu objectivo seja "provar algo novo "como" um propulsor em miniatura. 

"Se o satélite tiver um propulsor convencional", poderia fazer um número mínimo de manobras", explica. 

Da mesma forma, outros especialistas dizem que poderia ser um dispositivo destinado a lidar com o lixo espacial ou a reparar e manter os satélites que estão em órbita. 

Colin Philp, assume que a missão do satélite poderia ser a limpeza do lixo espacial. "Há um problema grande e crescente com lixo espacial, e está-se fazendo esforços para conter esse problema. 

Existe cerca de 20 mil objetos maiores do que 10 centímetros em órbita baixa da Terra e definitivamente o [satélite russo] é visto como uma outra maneira de resolver o problema ", explicou em entrevista à RT em Inglês

Segundo outro perito, a mídia internacional, muitas vezes "pensar o pior" sobre o satélite, a situação tensa no mundo, devido ao confronto causado pelo conflito na Ucrânia. 

"Acho que se isto tivesse acontecido num contexto diferente, a especulação seria diferente", diz o especialista Brian Weeden citado pelo site " Space.com ". 

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...