Apelidado de «Cristal do Aquaman», um material criado por investigadores dinamarqueses permite que mergulhadores possam respirar submersos sem o auxílio de botijas de oxigénio. Isso é possível porque o composto permite armazenar grandes quantidades de oxigénio em espaços minúsculos.
O «Cristal do Aquaman» é capaz de absorver oxigénio e armazená-lo a uma concentração quase 160 vezes maior do que a atmosfera, constituída por 21% do gás essencial para a vida na Terra.
O composto, de nomenclatura oficial [{(bpbp)Co2II(NO3)}2(NH2bdc)](NO3)2 * 2H2O, liberta o oxigénio absorvido em pequenas quantidades quando exposto ao calor. Um dos seus usos almejados na medicina é o auxílio a pacientes com cancro do pulmão e que dependem exclusivamente de aparelhos para respirar.
Poucos grãos do cristal armazenados num recipiente específico, também desenvolvido na Dinamarca, são necessários para permitir a respiração por um dia de um paciente dependente de aparelhos.
O principal desafio dos cientistas agora é reduzir os custos da produção do composto, que possui uma fórmula complexa e de difícil reprodução. Assim, poderão sintetizar os cristais em grandes quantidades e aplicá-los em diversos ramos da medicina.
Fonte: DD
Sem comentários:
Enviar um comentário