P. Horalek / ESO
Um estranho fenómeno atmosférico iluminou os céus do Chile depois de um temporal, e esses raros lampejos de luz foram captados em imagens deslumbrantes pelo Observatório ESO La Silla.
P. Horalek / ESO
Conhecido como " duende atmosférico ", estas rajadas ocorreram no decurso de cerca de 40 minutos e rapidamente se espalharam para baixo, criando mechas vermelhas suspensas antes de desaparecer, informa o Observatório Europeu do Sul (ESO) operando no Deserto de Atacama no Chile .
P. Horalek / ESO
O fenómeno foi observado em 20 de janeiro ", poucas horas antes do amanhecer pela agulha luz zodiacal, elevando-se a base da Via Láctea - uma poderosa tempestade apareceu no horizonte distante e a atmosfera superior da Terra tornou-se um parque infantil para estes eventos efémeros ", explica o ESO.
P. Horalek / ESO
Elfos atmosféricos são gerados pelas irregularidades na ionosfera, bem acima das nuvens de tempestade a uma altura de cerca de 80 quilómetros. Geralmente visto como grupos de flashes vermelho-alaranjado e são acionados por um raio em nuvem para menos comum e mais poderoso do que o seu terreno positivo homólogo negativo.
P. Horalek / ESO
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário