Os navios cargueiros também vão beneficiar das tecnologias de emissões zero e de automação. O primeiro navio do género vai ser o Yara Birkeland, que vai servir para transporte de produtos químicos na Noruega. Ambas as funções estão previstas para entrarem em funcionamento até 2020, contribuindo para uma redução significativa da poluição nas estradas.
A Yara fabrica fertilizantes produtos químicos para uso em agricultura, sendo obrigada a fazer 40 mil viagens de camião por ano para transportar os seus materiais das suas instalações na cidade de Porsgrunn para os portos de Brevik e Larvik. A viagem é apenas de 15 km, mas os 600 mil quilómetros acumulados pelos camiões representam centenas de toneladas de CO2 emitidos para a atmosfera.
O Yara Birkeland, batizado com o nome do fundador da companhia, vai trabalhar com baterias elétricas logo no seu lançamento, em 2018. Nesse ano, vai operar com tripulação a bordo, que será substituída por controlo remoto em 2019 e finalmente por operações autónomas em 2020. A Kongsberg, uma empresa norueguesa de tecnologia marítima, vai construir todos os sistemas necessários para a operação do Yara Birkeland.
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