Investigação aponta que há uma relação entre o uso da plataforma digital e a probabilidade de um trabalho científico vir a ser referenciado.
Uma investigação levada a cabo pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela Universidade de Pittsburgh admite que há vantagens em usar a Wikipédia como suporte para trabalhos científicos e até de disponibilizar os trabalhos na plataforma digital.
“A nossa investigação mostra que os cientistas estão a usar a Wikipédia e que isso está a influenciar a forma como escrevem sobre a ciência que estão a fazer. A Wikipédia não é só um registo do que se está a passar na ciência, na verdade está a ajudar a moldar a ciência”, escreveu no comunicado um dos responsável pela investigação no MIT, o Professor Neil C. Thompson, de acordo com o The Next Web.
A equipa admite ter encontrado alguns desafios durante a investigação, citando sobretudo dificuldades a reunir dados uma vez que a maioria dos académicos não indica a Wikipédia como fonte.
Assim, os investigadores reuniram vários artigos académicos, tendo publicado metade na Wikipédia enquanto a outra permaneceu ausente. Passado algum tempo, os investigadores verificaram que os artigos que haviam submetido para a Wikipédia influenciaram posteriores trabalhos.
Fonte: NM
Sem comentários:
Enviar um comentário