terça-feira, 3 de outubro de 2017

Figura escura parecida com 'coração' aparece no Sol

Coração formado por campos magnéticos na superfície do Sol

Na superfície do Sol apareceu uma espécie de "coração", formado por linhas do campo magnético, cujo centro está voltado para a Terra, segundo o Laboratório de Astronomia de Raios X do Sol, do Instituto Físico Lebedev da Academia de Ciências da Rússia.

Na superfície do Sol se formam periodicamente várias figuras, cujo aspecto faz lembrar aves, setas gigantes, continentes e outros objetcos da Terra. Tais "desenhos" aparecem na superfície solar por acaso, resultando de interacções complexas de campos magnéticos em seu núcleo e na superfície. Os cientistas esperam que, observando estes "desenhos", eles possam finalmente entender como prever a actividade solar.

Na noite de segunda para terça-feira (3), na superfície solar surgiu mais uma figura deste tipo, que se parece com um "coração". Permaneceu durante algumas horas antes de "se dissolver" no espaço adjacente. Vale destacar que o centro da figura se encontrava na parte do Sol que agora está voltada para a Terra.

"Os campos magnéticos formaram por acaso na superfície de nossa estrela uma figura incomum. O contorno externo da figura foi "desenhado" por laços magnéticos, que são as zonas escuras, enquanto no centro do coração se pode ver uma zona quente activa e brilhante. A figura tem cerca de um milhão de quilómetros quadrados de tamanho", indicam os cientistas.

Este não é o primeiro "coração" a ser descoberto por cientistas. A estrutura mais interessante e constante deste tipo foi encontrada em Plutão em julho de 2015 pela sonda espacial New Horizons. Segundo acreditam especialistas, uma estrutura semelhante pode existir no planeta anão 2010 JO179, descoberto recentemente atrás da órbita de Neptuno.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...