quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Misterioso buraco azul na barreira de coral revela surpresa positiva


Foi descoberto por geólogos e agora um grupo de cientistas explorou o misterioso buraco azul na barreira de coral, na Austrália. As primeiras impressões apontam para que seja uma espécie de santuário de vida marinha.

O buraco azul está a cerca de 200 quilómetros da ilha de Daydream, na costa nordeste da Austrália. Apesar de, no início, se pensar tratar de um buraco causado pela poluição, a verdade é que os primeiros indícios apontam para a formação de colónias de corais saudáveis.

As imagens chegaram às redes sociais partilhadas por Johnny Gaskell, um biólogo marinho de Whitsundays, na Austrália. "Este buraco pode ser ainda mais antigo do que o famoso de Belize", escreveu na publicação do Instagram.

"Para lá chegarmos, tivemos que viajar dez horas durante a noite...valeu a pena", disse o especialista.

A equipa de mergulhadores explorou pouco mais de 20 metros no interior do buraco azul, antes de atingir sedimentos, que lentamente se inclinaram em direção ao centro. No interior, encontraram "enormes quantidades de corais saudáveis".

A descoberta de um coral saudável no interior deste buraco azul surpreende os especialistas em vida marinha, que nos últimos anos têm alertado para os riscos que os corais estão a passar devido ao aquecimento global.

Fonte: JN

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...