"Depois do dilúvio varrer, a realeza desceu do céu, a realeza estava em Kish". Um total de vinte e dois reis governaram por um período de 16, 480 anos, que constituem a primeira dinastia de Kish.
Uma das antigas cidades mais importantes que existiram na Mesopotâmia antiga é Kish.
Considerado ter sido localizado em algum lugar perto do T-el-Uhaymir dos dias modernos na governança de Babil, no Iraque, a leste de Babilónia e a 80 km ao sul de Bagdade, essa cidade antiga era o lugar onde a realeza havia descido do céu depois que o Grande Dilúvio varrer a Terra.
Está lá, em Kish, onde os deuses desceram dos céus e restauraram seu reinado após a destruição total causada pelo grande dilúvio, de acordo com a lista do rei sumério.
O primeiro governante de Kish, após o dilúvio, é Jushur, que governou por um período de 1200 anos. Especialistas não sabem sua regra é historicamente incerta, apesar do facto de ser mencionado na Lista Suméria do Rei.
Na verdade, de acordo com estudiosos modernos, todos os governantes mencionados na Lista do Rei Sumério antes de Etana não aparecem em nenhuma outra fonte conhecida, e sua existência é arqueologicamente não verificada.
Ruínas da antiga cidade de Kish. Imagem via as.miami.edu
Seguindo o domínio de Jashur, vinte e dois governantes são mencionados como reis de Kish. No total, governaram por um período de 16, 480 anos, que constituem a primeira dinastia de Kish.
Quase todos os governantes que reinaram após o Grande Dilúvio, mencionados na lista do rei sumério, viveram reinos incrivelmente longos.
Começando com Jashur, a lista Sumerian King menciona como ele governou por 1200 anos.
Após ele, Kullassina-bel governou por 960 anos, Nangishlishma governou Kish por 670 anos, seu reinado foi seguido por En-tarah-ana, que governou por 420 anos, Babum governou por 300 anos, Puannum por 840 anos, Kalibum governou por 960 anos, ele foi sucedido por Kalumum que reinou por 840 anos, então Zuqaqip governou durante 900 anos, Atab governou por 600 anos, Mashda, que era filho de Atab governado por 840 anos, Arwium, filho de Mashda reinou por 720 anos e então veio Etana, que é referido como o "pastor, que ascendeu ao céu e consolidou todos os países estrangeiros", ele governou por 1500 anos.
O filho de Etana Balih governou por 400 anos, En-me-nuna governou após Balih por 660 anos, seu filho Melem-Kish governou por 900 anos, após o que seu irmão Barsal-nuna governou por 1200 anos.
Zamzug governou Kish por 140 anos, Tizqar, que era o sol de Zamug, governou por 305 anos, Ilku governou por 900 anos, e ele foi sucedido por Iltasadum, que governou por 1200 anos. En-me-barage-si-he "que fez a terra de Elam se submeter" governou por 900 anos, e seu sol Aga de Kish governou por 625 anos, e então Kish foi derrotado e a realeza foi levada a E-ana ".
Etana, também conhecido como o pastor é considerado por alguns como o primeiro rei e fundador da antiga cidade de Kish.
O primeiro governante arqueologicamente confirmado de Kish era En-me-barage-si. Acredita-se que tenha capturado as armas de Elam e, em diferentes referências literárias, ele e seu filho Aga de Kish são retratados como rivais contemporâneos de Dumuzid, Fisherman e Gilgamesh, primeiros governantes de Uruk.
Hoje, o local arqueológico de Kish abrange uma área oval de aproximadamente 8 por 3 km, transacionada pela antiga camada seca do rio Eufrates, que abrange cerca de 40 montes, sendo o maior Uhaimir e Ingharra.
Ler mais AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário