sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Foi encontrado um grande 'armazém' de objectos e ferramentas pré-históricas

Escavações (imagem referencial) 
 
Um grupo de arqueólogos encontrou mais de mil artefactos em Uadi Dabsa, no campo vulcânico Harrat Al Birk, situado a poucos quilómetros do litoral do mar Vermelho, no sudoeste da Arábia Saudita. A grande quantidade de objectos encontrados torna este lugar num dos maiores "depósitos" de concentração de materiais paleolíticos.

A revista Antiquity publicou os resultados desta descoberta, que foi possível graças ao projecto dos investigadores do Conselho Europeu de Investigações (ERC, sigla em inglês).

Nos reservatórios foram encontrados fragmentos de facas, pontas de flechas, machados, martelos de pedra e algumas ferramentas de costura como raspadores de pele de animais ou perfuradores de couro. A idade de alguns dos artefactos encontrados até pode superar 1,7 milhões de anos, informou Live Science.
 
Our paper on the large handaxe from Wadi Dabsa, Saudi Arabia, is out now in #Antiquity, just in time for #HandaxeThursday. https://doi.org/10.15184/aqy.2017.153 …

​"Isto é muito mais árido [hoje] do que era em determinadas épocas", explicou à Live Science Frederick Foulds, professor de arqueologia da Universidade de Durham (Reino Unido) e autor do artigo publicado na Antiquity. Em sua opinião, os restos descobertos pertencem a populações que habitavam este território em períodos mais húmidos.
 
Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...