sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Revelado novo método promissor para encontrar vida extraterrestre

Um extraterrestre 
 
Planetas onde existe biosfera devem girar de forma extremamente rápida em comparação aos corpos celestes inanimados de tamanho e idade semelhantes, o que pode ser usado para buscar a vida alienígena no espaço.

"A própria ideia de que os organismos vivos e a biosfera em particular podem de modo evidente influenciar na velocidade de rotação do planeta ao mudar a composição química da sua atmosfera parece doida para quase todos os seres humanos. Mas parece que não é", assinala cientista norte-americano Caleb Scharf, citado pelo portal Space.com.

Após o lançamento do telescópio orbital Kepler, os cientistas detectaram quase 2 mil planetas além do Sistema Solar, várias dezenas dos quais são potenciais "sósias" da Terra e ficam na chamada "zona de vida". Seu descobrimento fez com que os especialistas começassem a elaborar métodos para avaliar suas condições de vida e para tentar encontrar vestígios biológicos em suas atmosferas.

Buscar tais "vestígios de vida", sublinha Scharf, hoje em dia ainda não podemos, pois os telescópios existentes não desfrutam da sensibilidade e resolução adequadas para receber dados tão precisos ou as fotos das atmosferas de exoplanetas.

Segundo explica o astrónomo, a Terra e outros planetas inicialmente giravam de modo muito mais rápido do que hoje em dia — por exemplo, o dia no nosso planeta no início da sua existência durava entre 2 e 3 horas. Os impactos gravitacionais com o Sol e os satélites, por sua vez, acabaram desacelerando-a.

Porém, há muitos outros factores que influenciam na velocidade de rotação dos planetas, inclusive as actividades da sua atmosfera.

De acordo com os cálculos de Caleb Scharf, a vida terrestre e o oxigénio, produzido por ela, produzem ventos que "fazem o planeta girar", podendo, assim, ser desacelerada mais lentamente caso não tivesse biosfera.

Por exemplo, a duração do dia no análogo habitável da Terra, que gira ao redor de um anão vermelho com o peso de um terço do Sol, seria de uma a duas vezes maior do que no planeta semelhante, mas sem vida. Tais diferenças, acredita o pesquisador, pode ser usado como método alternativo para encontrar vida extraterrestre.
 
Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...