domingo, 21 de janeiro de 2018

NASA informa sobre asteroide de tamanho de arranha-céus voando em direcção à Terra

Um asteroide (ilustração)

Um "asteroide potencialmente perigoso" dirige-se para a Terra a uma velocidade de mais de 122.000 quilómetros por hora, informou a NASA.

O asteroide 2002 AJ129 se aproximará da Terra no próximo dia 4 de fevereiro. Apesar de que, no momento da máxima aproximação, o asteroide passará a mais de 4,2 milhões de quilómetros do nosso planeta, o corpo celeste é classificado pela NASA como um "asteroide potencialmente perigoso" (PHA, na sigla em inglês).

A agência espacial norte-americana esclareceu, no entanto, que o 2002 AJ129 não representa uma ameaça real de colisão contra a Terra num futuro previsível.

"Nós estivemos acompanhando este asteroide por mais de 14 anos e conhecemos a sua órbita com muita precisão […] os nossos cálculos indicam que o asteroide 2002 AJ129 não tem qualquer possibilidade de colidir com a Terra, a 4 de fevereiro ou em qualquer momento durante os próximos 100 anos", afirmou Paul Chodas, especialista do centro de estudos de objectos próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA.

O 2002 AJ129 é um asteroide de tamanho médio. Alguns meios de comunicação referem que o corpo celeste supera em tamanho o edifício mais alto do mundo, o arranha-céu Burj Khalifa.

O 2002 AJ129, cujo diâmetro é de 0,5-1,2 quilómetros, foi descoberto a 15 de janeiro de 2002, no quadro do antigo projecto de rastreio de asteroides próximos da Terra, financiado pela NASA, do Observatório de Haleakala, no Havaí (EUA).


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...