domingo, 21 de janeiro de 2018

Novo cimento natural repara-se sozinho e poupa dinheiro público


Quando a ciência encontra um beco sem saída para resolver um problema comum da civilização moderna, pode-se sempre encontrar uma solução na natureza. E foi assim que um grupo de investigadores da Universidade de Bighamton encontrou uma forma de resolver a a degradação de infraestruturas públicas. Para isso, são usados fungos para cobrir rachas no cimento, potencialmente poupando bastante dinheiro.

Normalmente, uma rachadura no cimento é cara de qualquer maneira. Ou não se repara, e a brecha vai aumentando até que a estrutura corre o risco de perder a sua força estrutural, correndo o risco de ruir; ou repara-se, e neste caso, usa-se mais sentimento para selar a fenda, mas o cimento pode voltar a ruir. A equipa liderada por Congrui Jin inspirou-se na forma como as feridas saram para tentar resolver o problema de uma forma permanente.

Para isso, o grupo de engenheiros publicou um artigo num jornal científico, especializado em engenharia, onde é demonstrado como um fungo, da espécie Trichodermia reesei, pode ser usado para selar rachaduras de forma permanente. Para isso, esporos do fungo são misturados no cimento no seu estado dormente, ao lado de nutrientes. Quando há uma fenda e estes são expostos ao ar e humidade, começam a alimentar-se dos nutrientes e produzem carbonato de cálcio para selar a fenda. Quando esta é selada, os fungos voltam a assumir a forma de esporos. A pesquisa ainda está numa fase inicial, mas as expectativas são altas em Bighamton para uma aplicação comercial.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...