quinta-feira, 19 de abril de 2018

Cientistas revelam 'bomba-relógio tectónica' no oeste dos EUA

Brecha na parte oriental de Fire Island que separa o oceano Atlântico da baía Great South, EUA (imagem referencial)

Há muitas hipóteses de a fractura tectónica Hayward, no litoral ocidental dos EUA, se tornar o epicentro de um terramoto nas próximas décadas, comunica o diário Los Angeles Times com referência ao Serviço Geológico do país (USGS).

Conforme os cientistas, a fractura de 83 quilómetros passa pela região da baía de São Francisco, onde moram mais de dois milhões de pessoas. Em caso de um terramoto de magnitude 7,0, nas previsões dos especialistas, vão morrer centenas de pessoas. Além disso, na sequência do dano causado aos gasodutos, acontecerão incêndios que podem destruir 150 mil casas, privando de abrigo quase meio milhão de habitantes.

The HayWired earthquake scenario, led by the USGS, anticipates the impacts of a hypothetical magnitude-7.0 earthquake on the Hayward Fault.


​O cenário do terramoto HayWired, avançado pelo USGS, prevê impactos de um terramoto de magnitude 7,0 na Fractura de Hayward.

Um colaborador do USGS, David Schwartz, nota que os terramotos acontecem em Hayward em média a cada 150-160 anos, tendo os últimos abalos de magnitude 6,0 sido registados na fractura em 1868.

"Chamamos essa fractura de bomba-relógio tectónica. Vai explodir em breve", declarou o cientista.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...