terça-feira, 22 de maio de 2018

200 mil estrelas (e, provavelmente, centenas de planetas) numa só imagem


A imagem de tirar o fôlego ainda é só um teste das câmaras do novo caça-planetas da NASA. Que são milhares de estrelas percebe-se facilmente, mas a agência espacial norte-americana explica com maior detalhe o que se pode ver na fotografia

O TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), que tem como missão passar a permite fino uma área 400 vezes superior a esta aqui retratada, fez uma aproximação à Lua no passado dia 17 e, de caminho, captou esta imagem que, de acordo com a NASA, mostra 200 mil estrelas e, possivelmente, centenas de planetas, incluindo alguns com condições semelhantes às da Terra.

Esta é a primeira foto, e ainda só um teste, do TESS desde que foi lançado do Cabo Canaveral, em abril, a bordo de um SpaceX Falcon, com quatro câmaras. A sua missão, que vai prolongar-se por dois anos, é procurar exoplanetas (planetas que pelas suas características possam albergar vida) fora do nosso sistema solar. A sua órbita em torno da Terra é "altamente invulgar", de forma a maximar a cobertura de céu.

A NASA explica que a imagem agora divulgada, que resulta de uma exposição de dois segundos, se centra na constação de Centauro, no hemisfério sul. No canto superior vê-se a Nebulosa do Saco de Carvão e em baixo, à esquerda, a estrela Beta Centauri, a segunda estrela mais brilhante da constelação de Centauro.

A missão TESS é operada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (IMT) e gerida pelo Goddard Space Flight Centre da NASA.

Fonte: Visão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...