quarta-feira, 4 de julho de 2018

Tem Gmail? As suas mensagens podem ser lidas por terceiros

Resultado de imagem para Tem Gmail? As suas mensagens podem ser lidas por terceiros

A Google confirma que permite que outros possam ler os e-mails enviados e recebidos pelas pessoas que têm conta no Gmail.

Depois do Facebook, a polémica de partilha de dados pessoais está agora virada para a Google. Os e-mails da conta Gmail estão a ser lidos por terceiros. A notícia é avançada pelo diário norte-americano “Wall Street Journal”.

O Gmail tem mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo. A própria Google já confirmou que permite que outros possam ler os e-mails enviados e recebidos pelas pessoas que têm conta no seu serviço de e-mail.

Tudo acontece com a autorização do utilizador que, na maioria das vezes, nem dá por isso. Ao associar a conta Gmail a uma aplicação ou serviço, por exemplo, ao tentar reservar um hotel ou uma viagem de avião, a empresa que gere essa aplicação passa a ter acesso aos e-mails do utilizador, podendo mesmo ler, enviar ou excluir mensagens.

O “Wall Street Journal” chama a este caso “segredo sujo” e revela testemunhos de funcionários de empresas de aplicações que admitem ter lido milhares de mensagens privadas.

A Google defende-se dizendo que esta prática não vai contra as suas políticas, uma vez que são os utilizadores a autorizarem esse acesso quando associam a sua conta a uma aplicação ou serviço. A empresa recorda que os utilizadores do Gmail podem aceder à página de verificação de segurança, ver que aplicações têm a conta associada e impedir essa permissão para partilha de dados.

A investigação do “Wall Street Journal” lembra que há um ano a Google garantiu que iria impedir que os seus computadores analisassem as caixas de entrada dos utilizadores do Gmail para obter informações para personalizar a publicidade. A gigante tecnológica dizia que queria que os utilizadores continuassem confiantes de que a Google iria manter a sua privacidade e segurança.

Fonte: RR

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...