sábado, 14 de julho de 2018

TESS: Caçador de planetas da NASA entra em ação este mês

Resultado de imagem para TESS

O novo caçador de planetas da NASA irá começar a procurar outros mundos antes do final deste mês. O satélite TESS foi lançado para a órbita da Terra a 18 de abril deste ano, a bordo do Falcon 9 da SpaceX.

Os testes estão a terminar…

O Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) ainda está a ser submetido a vários testes, mas tudo deve terminar brevemente. A equipa responsável pelo satélite reportou que todas as câmaras estão em excelente condição e que a órbita final foi atingida com sucesso.

Neste momento, a prioridade da NASA é terminar os testes que irão otimizar a performance do satélite para começar a explorar o universo a partir do final deste mês. Ainda assim, esta data representa um atraso de 6 semanas em relação ao que tinha sido inicialmente estabelecido. A NASA contava por o satélite a fazer ciência a meio de junho.

Missão: Descobrir novos planetas

A missão do TESS é observar outras estrelas que estejam na vizinhança do sol e procurar pequenas variações de brilho causadas pela passagem de planetas que as orbitam. O famoso telescópio Kepler da NASA também já aplicou este método para descobrir cerca de 70% dos 3750 exoplanetas conhecidos até à data. No entanto, o objetivo do TESS é ainda mais ambicioso.

O TESS irá estudar estrelas que estão relativamente próximas de nós e deverá ser capaz de encontrar alguns planetas cujas atmosferas poderão ser analisadas ao pormenor com a ajuda de outros instrumentos, como por exemplo, o Telescópio Espacial James Webb; cujo lançamento está previsto para 2021 e que irá custar um total de 8,8 mil milhões de dólares.

A órbita atual do TESS nunca foi ocupada antes. Trata-se de uma órbita elíptica que permite variar a distância à Terra; 108 mil quilómetros é o máximo que se pode aproximar do nosso planeta e 373 mil quilómetros é o máximo que se pode afastar.

Conclusão

Será que estamos sozinhos neste vasto Universo? Acredito que não, mas a ciência faz-se obtendo provas baseadas em observações. Este é mais um passo na direção certa para que possamos alargar os nossos horizontes e descobrir mais alguns segredos ainda estão por revelar.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...