terça-feira, 21 de agosto de 2018

Espécie rara de aranha descoberta pela primeira vez no Reino Unido


Uma espécie rara de aranha saltadora foi vista pela primeira vez no Reino Unido, mais precisamente num pântano de uma reserva natural em Cheshire.

No início de junho, o aracnólogo Richard Burkmar encontrou uma pequena aranha saltadora quando inspecionava um pântano de uma reserva natural em Cheshire, Warrington, no noroeste de Inglaterra.

De acordo com o The Independent, esta aranha é uma Sibianor larae, uma espécie bastante rara e nunca antes vista no Reino Unido. A descoberta do aracnólogo britânico foi confirmada pelo seu colega Richard Gallon, que também se dirigiu ao local da descoberta e conseguiu identificar mais exemplares deste aracnídeo.

Para terem a certeza desta descoberta, a dupla decidiu consultar depois o especialista em aranhas saltadoras e curador do Museu de Manchester, Dmitry Logunov, que confirmou que se tratava, de facto, de uma aranha desta espécie e que foi a primeira vez que foi encontrada no Reino Unido.

Logunov descreveu originalmente esta espécie em 2001 e o nome com que foi batizada foi uma homenagem à esposa do cientista, Larisa Logunov, cuja forma abreviada é Lara.

Apesar de esta ser a primeira vez que uma Sibianor larae é encontrada em território britânico, os cientistas acreditam que não seja propriamente uma novata e que sobreviveu nos pântanos do Reino Unido durante milhares de anos. No entanto, especialistas temem que esta espécie possa estar a sofrer uma perda do seu habitat, tal como acontece com muitos outros animais selvagens.

“Devido à perda do habitat pode não haver qualquer outro lugar adequado na Grã-Bretanha, o que enfatiza a importância desta reserva natural e da preservação do habitat pantanoso em geral”, afirma o entomologista Gary Hedges, do World Museum, em Liverpool, citado pelo jornal britânico.

Fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...