quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O Asteróide TB145 em forma de caveira passará pela Terra no Dia das Bruxas?


O terrível Asteróide TB145 em forma de caveira passou pela Terra no Halloween há três anos e agora está voltando à Terra - mas quando a rocha espacial passará de novo?

O asteroide TB145 fez as manchetes pela última vez quando a NASA avistou o asteroide passando pela Terra a 31 de outubro de 2015.

A agência espacial dos EUA chamou o asteróide de "Grande Caveira" devido à sua estranha semelhança com um crânio humano.

Na época, o asteróide passou a uma distância lunar de 1,3 da Terra, ou mais de 300.000 milhas.

A Nasa disse na época: "A abordagem aproximada de 2015 TB145 a cerca de 1,3 vezes a distância da órbita da Lua, juntamente com o seu tamanho, sugere que será um dos melhores asteróides para imagens de radar que veremos por vários anos."

O asteroide TB145 foi inicialmente registado pelo Telescópio Panorâmico e Sistema de Resposta Rápida da Universidade do Havaí (PANSTARRS-1) em Haleakala, Maui, a 10 de outubro de 2015.

Os astrónomos da NASA estimaram que a formidável rocha espacial mede algo em torno de 1300 pés de diâmetro.

As características assustadoras do asteroide foram reveladas em imagens de radar detalhadas tiradas pelo Observatório de Arecibo em Porto Rico.

O asteróide caveira está pronto para assombrar os céus nocturnos novamente neste outono.

Quando o Asteróide TB145 passará pela Terra novamente?

Desta vez, o asteroide perderá “truque ou travessura” do Dia das Bruxas por quase duas semanas, porque espera-se que ele apareça no começo de novembro.

O asteróide também passa a uma distância menor que 25 milhões de milhas ou cerca de 104 distâncias lunares.

Espera-se que o asteroide TB145 faça sua maior aproximação à Terra a 11 de novembro.

De acordo com Thomas Müller, pesquisador do Instituto Max-Planck, serão necessários outros 70 anos para o asteróide caveira se aproximar novamente da Terra.

Ele disse: “O próximo encontro um pouco mais emocionante será em torno do dia de Halloween no ano de 2088, quando o objecto se aproxima da Terra a uma distância de cerca de 20 distâncias lunares.

“O encontro no dia de Halloween de 2015 foi a abordagem mais próxima de um objecto deste tamanho desde 2006, e o próximo evento similar conhecido é a passagem de 137108 a 7 de agosto de 2027.

“Mais tarde, 99942 Apófis seguirá a 13 de abril de 2029 com uma passagem da Terra a aproximadamente 0,1 distâncias lunares.”

As distâncias envolvidas na abordagem podem não ser favoráveis ​​aos astrónomos, mas alguns cientistas têm certeza de que ainda podem aprender muito com a rocha espacial

O astrónomo Pablo Santos-Sanz, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, disse que o TB145 pode ajudar os cientistas a entender melhor os objectos de tamanho semelhante que se aproximam da Terra.

Mas o asteróide caveira não é a única rocha espacial gigantesca em direcção à Terra num futuro próximo.

Entre 4 de outubro e 7 de novembro, a NASA estima que pelo menos oito asteróides farão a chamada aproximação do fechamento da Terra.

O maior desses asteróides, chamado Asteroid 2002 VE68, mede até 1542 pés de diâmetro.

Fonte: Express

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...