segunda-feira, 24 de setembro de 2018

OS CIENTISTAS ACABARAM DE PRODUZIR CÉLULAS DE ÓVULOS HUMANOS DE SANGUE HUMANO PELA PRIMEIRA VEZ


Cientistas do Japão usaram sangue humano para criar com sucesso óvulos humanos imaturos num laboratório pela primeira vez, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Science.

O trabalho é um grande avanço na pesquisa de células-tronco e pode abrir caminho para bebés que podem ser criados em laboratório usando os tecidos do corpo ou o sangue de seus parentes.

Mitinori Saitou, um biólogo da Universidade de Kyoto que contribuiu para esta pesquisa pioneira, conseguiu produzir óvulos de camundongos e espermatozoides a partir de células-tronco em 2012 e os usou para criar ratos bebés saudáveis. 

Foi a primeira vez que os ovos foram criados a partir de células-tronco embrionárias.

Esta imagem mostra o crescimento de óvulos em um ovário artificial, cultivado em laboratório, de 7 dias a 77 dias. Imagem: Ciência

Quando Saitou e seus colegas produziram pela primeira vez óvulos de camundongos artificiais, estes foram cultivados até a maturidade dentro de um ovário de camundongo simulado construído a partir do tecido de camundongos fetais. 

Uma vez que este tecido seria quase impossível de ser obtido a partir de humanos, os pesquisadores tiveram que descobrir uma maneira diferente de criar um ovário artificial.

Para produzir óvulos humanos imaturos, Saitou e seus colegas usaram células sanguíneas humanas para criar células-tronco pluripotentes induzidas, que são notáveis ​​por sua capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula. 

Essas células foram então injectadas em minúsculos ovários artificiais que foram cultivados em laboratório usando células embrionárias derivadas de camundongos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...