terça-feira, 30 de outubro de 2018

Fuzileiros em ação na fronteira russa


Militares portugueses capacitaram lituanos em operações anfíbias.

Uma missão de "sucesso" e com quatro meses de "grande atividade operacional" regressa este sábado a Portugal após vários exercícios no âmbito da NATO na Lituânia, com base a 20 quilómetros da fronteira com a Rússia, no enclave de Kaliningrado. 

A força de centena e meia de Fuzileiros cumpriu uma missão histórica: a primeira de forma autónoma da elite da Marinha desde o final da guerra do Ultramar, em 1975. 

"Foi um grande orgulho e responsabilidade honrar a Marinha, os Fuzileiros e Portugal", explicou ao CM Esquetim Marques, comandante da força. Os fuzileiros atuaram no âmbito das medidas de tranquilização da fronteira Leste da NATO, impostas após a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014. 

"Além da presença e dos exercícios próprios, também capacitámos a Marinha e o Exército lituanos, que fizeram connosco a primeira operação anfíbia da sua história", descreveu. Um dos grandes desafios foi a logística do material: quarenta viaturas, doze botes, armamento ligeiro e pesado e milhares de munições. 

"Usámos de tudo durante os exercícios", afirmou Esquetim Marques.

Fonte: CM

VIDEO

Fonte: CM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...