segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Onde estaria e como seria Planeta X? Confira tudo sobre 'corpo celeste' mais enigmático


Com o propósito de denominar um hipotético corpo celeste, que deveria existir além da órbita de Neptuno, surgiu o Planeta X no início do século XX.

Alguns factos interessantes cercam o planeta X, um desses factores seria por ele ser um planeta escuro, pois há suspeitas de que num ponto distante do nosso Sistema Solar haveria um planeta desconhecido e essa hipótese surgiu quando Neptuno foi descoberto, já que nesse mesmo momento foi possível observar que a órbita do planeta azul era perturbada pela força gravitacional de outro corpo celeste, ainda mais distante do que Neptuno.

Entretanto, com a descoberta de Plutão, rapidamente foi possível notar que o planeta possui uma força gravitacional como a de um grande planeta, porém, possui um baixo índice de luz reflectida, sendo algo como o asfalto da Terra.

Outra curiosidade é que, em 1978, astrónomos calcularam a massa de Plutão e o resultado foi que ele tinha uma massa 500 vezes menor do que a da Terra, sendo assim, com tal massa não poderia causar perturbações observadas na órbita de Neptuno, fazendo com que a busca pelo Planeta X ressurgisse.

O que significaria a terminologia "X"? Essa é uma das curiosidades que fazem parte do "Planeta além de Neptuno", na verdade a terminologia "X" já teve diversos significados, o termo foi introduzido pelo astrónomo Percival Lowell. Com a descoberta de Plutão em 1915, o "X" passou a ser entendido como "10" em referência aos números romanos, sendo uma referência ao hipotético décimo planeta, entretanto, em 2006, Plutão passou a ser considerado planeta e o "X" novamente virou um símbolo de mistério.

Em 1992, foi comprovada a existência do Cinturão de Kuiper, descoberto pelo astrónomo Gerard Kuiper em 1951. Kuiper foi considerado como o planeta mais distante de todos. 

Anos depois, foi efectuada mais uma descoberta, mais precisamente, em 2015, quando foi descoberto o corpo 2015 TG387, mais conhecido como "Goblin" ou "Duende". O Goblin foi encontrando nos confins do Sistema Solar, estando mais distante do que Neptuno e Cinturão de Kuiper, além disso, ele possui uma larga e comprida órbita.

Há suspeitas de que o Planeta X possa reter qualquer objecto que o ultrapasse. Essas suspeitas surgiram após o repentino fim do Cinturão de Kuiper a uma distância de 48 unidades astronómicas. Além disso, ele pode ser um planeta congelado por estar muito longe do Sol, sua temperatura na superfície deverá se aproximar do zero absoluto, ou seja, - 273 °C, sendo um lugar de poucas possibilidades para a existência de água, atmosfera, reacções químicas e, por fim, vida.

A busca pelo Planeta X continua, entretanto, ela não será tão fácil, já que simulações não são capazes de informar a posição exacta do planeta, apenas extensas faixas do céu. Para encontrar o Planeta X seria necessário um telescópio de 8 metros de diâmetro ou maior, pois provavelmente se trata de um planeta muito fraco para ser detectado.

Até a chegada de novos telescópios capazes de detectar o Planeta X, ele continuará sendo um misterioso planeta no Sistema Solar, que estaria orbitando para além de Neptuno.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...