segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Descobrem uma nova estrela cercada por 'mega-estruturas alienígenas'


A estrela reduz sua capacidade luminosa até 80%.

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cujo o brilho oscila misteriosamente o que sugere que é rodeada de 'estruturas alienígenas'. Um avanço da pesquisa sobre a estrela descoberta, chamada VVV-WIT-07, foi publicado no portal arXiv.org .

Astrónomos alertaram para o objecto celeste, enquanto estavam examinando dados do programa Variáveis VISTA, que estuda a área central da Via Láctea, procurando super novas e estrelas de repente, acendeu-se como explosão. Os cientistas tiveram observações do VVV-WIT-07 no período entre 2010 e 2018.

Nestes anos, o brilho da estrela aumentou e diminuiu sem um padrão estabelecido, até que em alguns momentos chegou a fazê-lo em 80% .

"Não sabemos que tipo de objecto é", disse o astrónomo Roberto Saito, da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, Brasil. "E isto é interessante", acrescentou ele, citado pela Science News .

Os cientistas com quem colabora afirmam que o VVV-WIT-07 poderia ter algum tipo de detritos em órbita que periodicamente bloqueia sua luz. Mas Saito e seus colegas dizem que precisam de mais observações para determinar se essa é a verdadeira causa das flutuações.

O comportamento do objecto assemelha-se ao de outra estrela piscante, conhecida como a de Tabby (KIC 8462852), que também apresentou mudanças importantes na sua atenuação de até 22%. Entre as teorias sobre esse estranho padrão de escurecimento, havia uma que sugere a existência de uma mega estrutura alienígena que gira em torno da estrela.

No entanto, uma investigação de 2018 apontou que as mudanças de luminosidade na KIC 8462852 são devidas a partículas de poeira que bloqueiam alguns comprimentos de onda da luz, e não ao bloqueio de um objecto gigante.

Além disso, há outra estrela em flash, J1407, cujo comportamento combina ainda mais com o de VVV-WIT-07. Essa estrela é periodicamente atenuada até 95%, segundo a descoberta, em 2012, da equipe do astrónomo Eric Mamajek, da Universidade de Rochester, em Nova York. Os astrónomos acreditam que o J1407 abriga um planeta em sua órbita com um enorme sistema de anéis que periodicamente eclipsa a estrela.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...