O fenómeno de grande luminosidade foi causado por um fragmento do cometa Encke que atingiu a atmosfera da Terra a 110.000 quilómetros por hora.
Uma bola de fogo "mais brilhante que a lua cheia" sobrevoou o sul da Espanha na noite de sexta para sábado, com uma luminosidade "tão grande que a noite" se tornou em dia por um momento ", disse a Fundação Astrohita, quem observou o evento do complexo astronómico de La Hita, em Toledo.
Segundo Astrohita , o fenómeno foi causado por um fragmento do cometa Encke de quase um metro de diâmetro que atingiu a atmosfera a 110.000 quilómetros por hora. O impacto ocorreu às 23:46 (TMG) a 2 de novembro a cerca de 122 quilómetros acima do mar Mediterrâneo, na costa de Almeria. Então a bola de fogo se moveu para o noroeste, para desaparecer a uma altitude de cerca de 64 quilómetros sobre a província de Almeria.
O fenómeno, que foi gravado pelos detectores do projecto SMART (Universidade de Huelva) Observatórios em Hita, Sierra Nevada (Granada), La Sagra (Granada) e Sevilha foi analisado pelo professor José María Madiedo.
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário