domingo, 4 de novembro de 2018

"Mais brilhante que a lua cheia": Uma bola de fogo "transforma a noite em dia" na Espanha


O fenómeno de grande luminosidade foi causado por um fragmento do cometa Encke que atingiu a atmosfera da Terra a 110.000 quilómetros por hora.

Uma bola de fogo "mais brilhante que a lua cheia" sobrevoou o sul da Espanha na noite de sexta para sábado, com uma luminosidade "tão grande que a noite" se tornou em dia por um momento ", disse a Fundação Astrohita, quem observou o evento do complexo astronómico de La Hita, em Toledo.

Segundo Astrohita , o fenómeno foi causado por um fragmento do cometa Encke de quase um metro de diâmetro que atingiu a atmosfera a 110.000 quilómetros por hora. O impacto ocorreu às 23:46 (TMG) a 2 de novembro a cerca de 122 quilómetros acima do mar Mediterrâneo, na costa de Almeria. Então a bola de fogo se moveu para o noroeste, para desaparecer a uma altitude de cerca de 64 quilómetros sobre a província de Almeria.

O fenómeno, que foi gravado pelos detectores do projecto SMART (Universidade de Huelva) Observatórios em Hita, Sierra Nevada (Granada), La Sagra (Granada) e Sevilha foi analisado pelo professor José María Madiedo.


Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...